SOBRE A ARTE E A CULTURA DE MASSA
O que é arte e qual a importância de saber o que é arte? Esta questão não é tão simples de ser resolvida. Os dicionários não ajudam. Eles só dão os significados usuais, o que muitas vezes o torna contraditório. Os livros são confusos. Não nos permite fazer uma separação entre a arte e a não-arte através deles. O povo não parece muito interessado em fazer tal separação. Para eles é muito mais confortante pensar que não existe alguma coisa como A Arte, que arte é aquilo que qualquer um pensa que é arte ou que ninguém é capaz de dizer o que é arte. Para eles, qualquer pessoa que tentar definir este termo estará tentando impor aos outros um conceito arbitrário para alguma coisa que em si mesmo não tem conceito algum. O relativismo pós-moderno e a constante mudança nos paradigmas artísticos os deixa amedrontados e inseguros para fazer uma análise sobre um objeto tão complexo. Pensam que a arte é algo totalmente subjetivo, como a beleza. Se você acha alguma coisa bela, então ela é arte para você, devem pensar desta forma. Mas eu penso que a arte não é algo tão subjetivo Desta forma, a arte seria apenas alguma coisa culturalmente construída que agradasse os sentidos e que não precisaria necessariamente ter conteúdo algum. Mas parece que nem todo mundo se satisfaz com a idéia de que a arte não tenha conteúdo.
O belo é aquilo que agrada os sentidos. Seu conceito é puramente subjetivo . Por conta disso, naturalmente uma coisa pode ser bela para uns e não para outros. Arte não é somente constituída de beleza, mas de idéias, que beleza nem é necessária para uma obra de arte, sendo que nunca se pode concordar sobre o que é ou não é belo. Alguém pode olhar um quadro de Picasso e achar lindo, outra o achará horrível. Mas não é a beleza que vai definir se ele é ou não artístico. Mas a arte não é necessariamente agradável, sendo que não se pode agradar a todos. O que faz a arte são suas idéias e a construção destas idéias. O artista é o arauto do novo. Suas obras devem fugir ao que é comumente feito, dito e conhecido – mas não a ponto de tornar-se incompreensível nem de fugir dos outros conceitos dos quais se utiliza. A originalidade inerente ao artista é muitas vezes o principal motivo da sua incompreensão, e por saberem da existência de muitos artistas que só foram reconhecidos como tal muito tempo depois de sua morte, é que os relativistas pós-modernos alegam que a arte é um produto do seu tempo, mas muitas vezes são as pessoas contemporâneas dos artistas que não estão preparadas para ele.
Não é somente o artista quem busca fugir do trivial, buscar novos caminhos e formas de ver o mundo. Também o faz o filósofo e o cientista. Existem inúmeras diferenças entre os artistas e estes dois, mas a principal é a forma como eles expõem suas idéias. Filósofos e cientistas as expõem suas idéias com uma linguagem clara, direta e objetiva. Já os artistas o faz de modo simbólico, indireto, estético. Eles buscam uma fuga desta linguagem objetiva por ela ser trivial. O artista é quem mais se afasta desta realidade. Os artistas escreveram romances naturalistas por isso precisamos adentrar o universo do autor e da “modalidade” artística que ele se utiliza, seja ela poesia, pintura, música, dança, etc.
O capitalismo produz cultura de massa, ou seja, objetos fabricados em série para o consumo imediato, visando apenas o lucro. Ela vende seus produtos como se estes fossem arte. Em vez de educar as pessoas para compreender e admirar a verdadeira arte, a sociedade a banaliza, reduzindo-a a um mero produto de consumo e fruição imediata, como os produtos que ela fabrica. Sua estratégia é esvaziar o conteúdo da arte, pois não quer que as pessoas pensem, que se libertem nem que parem de consumir seus produtos.
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos
Resumo Critico
Gostaria de falar que não sou totalmente contra a cultura de massa. Ela não deve ser abolida da sociedade como uma coisa nefasta que querem nos fazer aceitar de todo modo. O que não deve ser feito é confundi-la com a arte verdadeira. Esta confusão esvazia o trabalho de alguém que tanto se esforçou criativa e intelectualmente. Um trabalho que nasce do amor, do intelecto, dos sentimentos e não simplesmente da vontade de lucrar. Tal distinção é necessária para preservar o trabalho destas pessoas, caso contrário, qualquer esforço para se fazer algo novo e realmente produtivo será
A arte é uma construção estética, ou seja, utilizando uma linguagem não-literal ou não-verbal, que se faz em torno de uma idéia profunda. Esta construção também precisa ser tão ou até mais original que a idéia central. Isso é o que eu entendo por arte. Alguém pode pensar algo diferente, mas devemos ter sempre em vista um fenômeno assustador que vem crescendo cada vez mais e parece ameaçar o estatuto da arte verdadeira. Qualquer um que venha a fazer uma descrição da arte tem que ter em vista este monstro que pretende devorar a profundidade e a riqueza da Arte: a cultura de massa. Nem todo mundo é artista e a maioria das pessoas jamais será um. Isso é inevitável. Mas todos nós temos capacidades de apreciar uma boa obra, de entender sua nuances, de interpretar seu conteúdo mais profundo. Mas isso leva tempo, esforço e educação.
Cláudio Néris B. Fernandes - Profº de Artes
Disciplina : Artes
Planejamento para o ano de 2009
Objetivo Geral
Estimular o aluno a descobrir o mundo da Arte através de aulas teóricas utilizando diversos meios para que possa compreender as características da cultura .
Objetivos Específicos
Estimular e trabalhar a coordenação motora , a lateralidade , o raciocínio lógico , percepção tátil e visual com aulas expositivas e exercícios diversos .
Recursos Pedagógicos
- Lápis , lápis de cor , giz de cera ;
- Tinta guache , acrílico , pva;
- Papel chamex , cansom , maninha ;
- E.V.A. , cartolina , papel cartão;
- TV , Vídeo Cassete e DVD .
Recursos Humanos
- Alunos ;
- Professores ;
- Coordenação Pedagógica ;
- Direção Escolar .
Avaliação
O aluno será avaliado conforme a sua produção em sala de aula , através dos exercícios propostos e participações nas discussões em grupo.
Este trabalho é importante para todas as pessoas que gostam de Arte e de todas as suas manifestações tanto Estéticas como culturais.
ResponderExcluirGostei de fazer a Atividade 2, pois além de importante para todos nós Professores, é um excelente instrumento de pesquisa e curiosidades.
ResponderExcluir