segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que penso sobre a arte

O mundo da arte é concreto e vive podendo ser observado, compreendido e apreciado.
Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação
aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar
sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do
entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.

NEOPLASTICISMO

O neoplasticismo nasceu em 1917,na Holanda foi uma tendência construtiva representada pelo artista plástico holandês Piet Mondrian (1872-1944), dentro do movimento De Stijl (formado por pintores,arquitectos e designers). O neoplasticismo aplicava a todas as artes, assim como a música (jazz). Mondrian foi o principal artista holandês da época ,ele entendia que o neoplasticismo era um modelo para uma nova forma de vida. A sua educação influencia o facto de não pintar figuras humanas, era iconoclasta; passou por varias fases, desde o figurativo á depuração.
Mondrian foi bastante influenciado pela filosofia do holandês M. H. J. Schoenmaekers e pela teosofia, elementos que podem ter inspirado as suas elaborações neoplásticas. Mondrian concebeu este movimento como uma arte sem qualquer referencia à realidade perceptível, aspirava a uma pureza e a uma harmonia absoluta de formas e cores, usando para isso apenas linhas verticais(simbolizam o masculino) e horizontais(feminino), de cujas uniões resultavam somente ângulos rectos e espaços bidimensionais. Estes planos eram preenchidos com cores primárias (azul, vermelho, amarelo) e com as cores: branco, preto e cinza. A ausência total de diagonais pode ser compreendida enquanto negação da perspectiva, representação da profundidade em espaço plano.
Mondrian e Theo Van Doesburg eram os principais líderes do movimento modernista De Stijl, uma das futuras influências da Bauhaus. A expressão mais acabada do ideal neoplasticista de Mondrian é alcançada nas suas obras em 1940, desaparecem as barras negras e o quadro fica dividido em múltiplos rectângulos de cores vivas: a série dos quadros boogie-woogie.O seu prestígio só cresceu após a sua morte, com exposições nos principais museus.
O principal objectivo de Mondrian seria então criar uma linguagem puramente plástica, abstracta e racional que reflectisse um equilíbrio cósmico, a ordem e a harmonia universais.

Idéia e Pensamento

“Se criar significa poder transformar as coisas e dar-lhes forma, estamos diante de um processo básico – e é o mais antigo desde o nascer da humanidade - em que o homem usa suas potencialidades de ser consciente e sensível para transformar o mundo. É um processo altamente dinâmico, em que o homem, ao transformar a natureza, também se transforma. E o homem não somente percebe as transformações, como sobretudo, se percebe nelas.
Transformando as matérias com as quais lida e formando-as, o homem não as descaracteriza. Pelo contrário, ele busca compreendê-las melhor. As matérias se tornam mais caracterizadas, mais diferenciadas; elas são esclarecidas a um nível mais significativo, são reafirmadas em sua essencialidade de ser ao mesmo tempo que adquirem, nas formas novas, um novo modo de ser. É nisto que vão surgir impregnadas de significações humanas.”


FAYGA OSTROWER